5k é a distância ideal para mulheres, diz campeã

A norte-americana Lauren Fleshman acredita que uma prova de 5k seja a ideal para mulheres corredoras – não apenas as que estão começando a treinar para a corrida de rua. E a ex-atleta fala isso não apenas por seu sucesso – foi campeã de seu país dos 5.000m em pista em 2006 e 2010 – mas pelas características do treinamento para provas desta distância e seus benefícios, em comparação aos eventos de 10K, 21K, de maratona ou ainda das ultramaratonas.

Depois de deixar o esporte profissional, Lauren Fleshman criou um site em que atua como consultora de corredores amadores. Ao portal espanhol Runners, elencou alguns dos motivos que a fazem escolher uma prova de 5k como a mais indicada para as mulheres.

Treinamento
Segundo a norte-americana, o treinamento para uma prova de 5k é mais efetivo para controlar o peso e melhorar a condição física do que o para provas mais longas, já que trabalha uma combinação de força, velocidade, potência e resistência.

Menos viagens
As provas de 5K são mais frequentes. Logo, não é preciso viajar tanto para poder participar de corridas mais longas, como no caso das maratonas.

Menos fisioterapia
Fazer provas com distâncias menores não é garantia de ficar livre de lesões, mas com certeza a sobrecarga muscular será menor do que na preparação para maratonas. “Com menos quilometragem e treinos com mais variedade de velocidades, é mais provável que se permaneça saudável e sem lesões”, disse a norte-americana.

No Comments

Post A Comment