Te dou 10 motivos para você se exercitar!

É o que costumo dizer para quem me procura na minha clínica em busca de uma mudança de vida. Normalmente, um cliente chega a mim com vontade de treinar. Mas, muitas vezes, as pessoas não entendem porque precisam tanto iniciar e/ou manter uma planilha cheia de exercício físico.

Tendo ou não o start, aquela vontade que aparece sem esforço, estar em dia com o corpo é uma necessidade histórica. Não é de hoje que se fala de atividade física e o espírito esportivo remete acertadamente ao bem-estar e saúde em geral.

Além disso, quem treina sabe: depois de alguns minutos pedalando, correndo, suando, a sensação de prazer aparece como um toque de mágica. Mas não é. A prática de uma exercício físico estimula a liberação de algumas enzimas, como a endorfina, responsável pelas nossas sensações de satisfação.

Para muitos, o esporte ainda é encarado como um desafio a mais na vida. Seja atleta ou um profissional, as pessoas começam, ao decorrer de conquistas e experiências, a procurar novos desafios. Uma prova de longa distância, uma São Silvestre, uma participação num Rali dos Sertões. São as novas metas que o esporte proporciona em nome da auto-realização.

Sempre me preocupo, e não me canso disso, em disseminar os benefícios psicofísicos de um programa regular de exercícios físicos. Mas temos de ter consciência da motivação interior, como disse, o start.

Você não tem vontade? É porque não foi mobilizado sobre suas próprias necessidades. E o seu interesse precisa ser encarado com foco. A partir do momento que nos é dado uma missão, surge a primeira noção de -querer-.

A seguir, quero compartilhar 10 razões para você fazer uma atívidade física e espero que, depois dessa leitura, alguma semente tenha sido plantada na sua motivação.

1ª) Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);

2ª) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;

3ª) Melhor força muscular;

4ª) Estética corporal -atlética-;

5ª) Regulação do sono;

6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;

7ª) Auto-imagem positiva;

8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente aos desafios;

9ª) Regulação do humor;

10ª) Sentimento freqüente de recompensa, e muitos outros que poderiam esgotar esse texto.

Agora é com você. Entregue-se ao prazer da atividade física regular e perceba o sentido e os benefícios de ser um ser integral: equilíbrio entre corpo, mente e alma. Daqui pra frente é fundamental sustentar sua prática e integrá-la aos fatores extrínsecos (ambientais) e fatores intrínsecos (pessoais).

No Comments

Post A Comment